Sobre o Observatório

Sobre o Observatório

Entende-se por observatório uma forma de organização que se dedica a observar, acompanhar e divulgar determinados fenômenos ou informações. Neste caso específico, o objetivo do OBSERVATÓRIO DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM é ser um espaço de compartilhamento de ideias, práticas e experiências empreendidas com intuito de potencializar o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade da educação. A ideia é de que a partir da configuração de três eixos: pesquisa, ação e formação, o Portal possa contribuir para uma cultura de autonomia de aprendizagem em relação aos diferentes atores neste processo: estudantes e professores, estendendo suas reflexões para toda a sociedade.

Ação
Produção e divulgação de um conteúdo multimídia, dinâmico e em movimento, produzido por equipe profissional e com suporte pedagógico, fruto da experiência de quem está dialogando cotidianamente com os desafios do espaço universitário e empreendendo pesquisas acadêmicas neste cenário.

Pesquisa
Diante das provocações da contemporaneidade que exige novas respostas investiga-se os processos de ensino e de aprendizagem que se desenvolvem no interior da universidade e visam a melhoria do desempenho de estudantes, professores e do espaço universitário. A investigação compreende o estudo em relação a novas estratégias metodológicas e as iniciativas focadas no desenvolvimento de habilidades e capacidades que resultem em autonomia e em uma aprendizagem significativa do estudante.

Formação
O Observatório é um instrumento de consulta, pesquisa e autoformação, aberto e de livre acesso, mas também parte de uma estratégia de formação continuada adotada pela PUCPR para buscar a excelência pedagógica, a partir de um diálogo com o professorado. Os objetos de aprendizagem, inclusive cursos abertos, inseridos neste espaço atendem tanto aos professores universitários quanto todo e qualquer interessado.